I. Desde a compra na loja da Gráfica até o recebimento dos produtos, por parte do cliente, há quatro períodos com prazos próprios para conclusão. São eles: confirmação de pagamento, aprovação dos arquivos, produção e transporte.
Atenção: os prazos aqui descritos são estimativas, baseados nos períodos que ocorrem comumente, no entanto pode haver variações destes em caso de imprevistos. Desta maneira, a Gráfica fica isenta de responsabilidade em caso de divergências entre o prazo informado e o executado.
Período desde a compra do produto na loja até a confirmação do pagamento por parte da Gráfica Online Focus. Cada forma de pagamento possui períodos próprios de compensação, entretanto optando pelo pagamento por cartão de crédito , a aprovação é instantânea, passando automaticamente para a próxima etapa.
Para saber mais sobre os períodos de compensação financeira de todas as formas de pagamento, leia o item “XII”.
Com exceção dos arquivos enviados pelo nosso editor online, que vão diretamente para a produção*, todos os outros formatos de arquivos passam pelo processo de conferência por parte do departamento de arte-final. Sendo identificadas imperfeições nos arquivos, será solicitado ao cliente a correção e posterior reenvio para a continuidade do processo de produção.
Caso os arquivos estejam livres de erros que possam ocasionar problemas na impressão, estes irão diretamente para a produção.
O período referente a essa etapa é variável, já que, quando são solicitadas alterações para o cliente, este tem até 30 dias para alterar e reenviar o(s) arquivo(s).
*Os arquivos enviados pelo editor online vão direto para a produção somente se tiverem seu pagamento compensado até as 18h. Caso o pagamento seja compensado após esse horário, o pedido entrará em produção somente no próximo dia útil.
Depois de confirmado o pagamento e aprovado(s) o(s) arquivo(s), a próxima etapa do pedido é a produção. O prazo de produção está especificado na página de cada produto, e é contado somente após o status do pedido passar a “Produção”.
Quando finalizado o pedido, este será enviado ao cliente. O prazo de recebimento varia conforme a modalidade de transporte optada durante o processo de compra.
II. Para pedidos com pagamento confirmado em dias úteis após as 18h, o prazo de produção começará a ser contado a partir do próximo dia útil. Caso o pagamento seja confirmado em dias de sábado (no caso de pagamento com cartão de crédito) o pedido será liberado no mesmo dia.
III. A Gráfica Online Focus não se responsabiliza por atrasos decorrentes de fatores externos, como acidentes, engarrafamentos, forças da natureza, entre outros.
IV. Caso sejam identificados erros nos arquivos (ou seja, se os arquivos estiverem fora dos padrões de impressão da Gráfica Online Focus), o setor responsável entrará em contato com o cliente (por meio do sistema interno de mensagens do site ou por telefone) solicitando as alterações necessárias e posterior reenvio do(s) arquivo(s) devidamente alterado(s). Nessas ocasiões, somente será dado continuidade ao processo de produção após a correção do(s) arquivo(s).
*Arquivos enviados em JPG e CDR dependem de aprovação do departamento de Arte-final para seguirem à produção. Já os arquivos criados no nosso editor, não passam por análise (já que o próprio cliente analisa a pré-visualização da impressão por meio do editor, fazendo com que o pedido entre mais rapidamente em produção) e seguem diretamente para a produção após a compensação bancária, obedecendo aos mesmos parâmetros especificados acima, a respeito do limite de horário para entrada em produção.
V. Para pedidos enviados em PDF/X-1a em que o material contenha determinados tipos de acabamento passam pelo setor de Arte-final mesmo que tenham sido enviados em PDF/X-1a, a fim de garantir qualidade ao acabamento e de evitar imperfeições no resultado final do produto.
VI. Atente-se ao prazo dos acabamentos adicionais que exigem maior período de produção, de 01 (um) a 02 (dois) dias adicionais, conforme descrito em cada opção, durante a compra no site.
VII. Ao optar pela opção de retirada em balcões de retirada, o cliente possui até 30 dias para retirar o(s) produto(s) após a data de chegada no balcão. Todos os materiais que não forem retirados dentro desse prazo serão descartados, sem direito a reembolso.
VIII. No momento da retirada do material é de responsabilidade do cliente verificar a encomenda assim como a sua embalagem. Em caso de avarias na embalagem é preciso que seja feita uma ressalva especificando as divergências encontradas.
Se o pedido for entregue diretamente no endereço solicitado, o cliente compromete-se a verificar as condições da embalagem do material, analisando se está em perfeitas condições. Caso haja algum tipo de avaria decorrente do transporte, como manchas de água e amassados, é integralmente responsabilidade do cliente fazer uma ressalva na minuta de entrega justificando as falhas encontradas.
Atenção: caso sejam verificadas avarias, o cliente fica responsável por acionar a empresa para que então sejam tomadas as devidas providências.
IX. Para pagamentos por depósito bancário é necessário efetuar o depósito no valor exato do pedido, não sendo possível realizar um único depósito para dois ou mais pedidos, a fim de facilitar a identificação do pagamento e agilizar a liberação da produção do material.
X. Os preços praticados poderão sofrer alterações sem prévio aviso.
XI. Não é permitido agrupar pagamentos de pedidos em um único depósito. Essa prática pode gerar transtornos e atrasos na liberação financeira do pedido.
XII. Praticamos preços reduzidos e trabalhamos por demanda, por isso não é possível realizar descontos especiais.
XIII. Aprovação financeira de acordo com a modalidade escolhida pelo cliente:
– Cartão de crédito: aprovação imediata*. Bandeiras disponíveis em nossa loja: Master Card, Diners, Visa, Elo ou Hipercard.*Condições de pagamento: à vista, ou até 12x pelo pagseguro/picpay/mercadopago*
– Boleto: aprovação de 30 minutos a 72 horas úteis.
– Depósito: até 3 horas úteis na boca do caixa ou até 72 horas úteis no caixa eletrônico.
– Transferência: até 3 horas úteis para transferências entre o mesmo banco / até 72 horas úteis para DOC / de 30 minutos até 3 horas úteis para TED (se realizadas em expediente bancário).
Atenção: o período de compensação bancária para as modalidades de pagamento transferência e depósito bancário será contado a partir do envio do comprovante, por meio de email ou WhatsApp.
XIV. Estorno, devolução ou liberação de créditos ao cliente são realizados mediante aprovação da gerência. O prazo para análise é de 3 a 5 dias úteis.
XV. As notas fiscais são emitidas exclusivamente em nome da pessoa física ou jurídica cadastrada no site da Gráfica Online Focus, responsável pela realização da compra.
XVI. Ao efetuar um cancelamento, se o pagamento for feito por meio de cartão de crédito, o estorno será efetuado automaticamente no cartão utilizado na compra, não havendo outra forma de negociação.
Por outro lado, se o pagamento for realizado nas modalidades boleto, depósito ou transferência bancária, a devolução dos valores será feita na forma de créditos pré-pagos, diretamente no cadastro do cliente. Caso o cliente deseje que seja procedido o estorno, deverá entrar em contato com o setor de atendimento da empresa solicitando a devolução, que será feita na conta corrente do titular do cadastro.
A única ressalva é quando houver uma autorização por escrito reconhecida em cartório afirmando a necessidade de depósito em conta diferente daquela em nome do depositante.
Em caso de pagamento com créditos em loja (pré-pagos) e outras negociações diferentes das descritas acima, será disponibilizado o valor na forma de créditos em loja para serem utilizados na compra de quaisquer produtos em nossa loja virtual.
O prazo para efetuar a devolução de valores (para modalidades de pagamento diferentes de cartão de crédito) é de até 5 dias úteis.
XVII. Não é permitido efetuar cancelamento de pedidos ou itens de pedidos que já estiverem em processo de produção.
Para cancelamento de pedidos ou itens, o cliente deverá realizar a solicitação diretamente com o setor de Atendimento ao Cliente (por telefone, email ou WhatsApp).
XVIII. A Gráfica Online Focus reserva a si o direito de iniciar o processo de reprodução de materiais sempre que for identificado, pela equipe de Controle de Qualidade, qualquer erro que possa vir a comprometer a qualidade dos materiais produzidos.
Em caso de reprodução, os prazos são reiniciados e passam a contar a partir da data em que o item foi recolocado em produção.
XIX. Poderá haver variação na quantidade de unidades dos produtos adquiridos. Essa variação se limita a 10%, podendo ser para mais ou para menos. Na compra de um milheiro de cartões de visita, por exemplo, podem ser entregues de 900 a 1100 unidades. A Gráfica Online Focus não se responsabiliza por variações dessa natureza.
XX. Poderá haver pequenas variações – em milímetros – na área de corte dos produtos.
XXI. A Gráfica Online Focus não dispõe de provas de cor. Sendo assim, pode haver mínimas variações na produção dos materiais, não sendo possível garantir a fidelidade das cores entre a arte enviada pelo cliente e o produto finalizado.
XXII. Não fazemos desmembramento de itens de um pedido. Quando forem adquiridos itens com prazos de produção diferentes entre si, o prazo que valerá para entrega será o do item com maior prazo de produção. Caso algum dos itens do pedido demande maior urgência, recomendamos que sejam feitos pedidos separadamente.
XXIII. Não é possível juntar pedidos diferentes em um mesmo frete.
XXIV. A Gráfica Online Focus garante total qualidade dos produtos entregues, todavia fica isenta de responsabilidade em caso de reimpressões e aplicação de acabamentos por parte do cliente, em momento posterior à entrega dos produtos. Nessas ocasiões, a responsabilidade sobre o que for executado nos materiais gráficos é exclusivamente do cliente.
XXV. Após o recebimento do pedido, caso seja identificado qualquer falha no material, o cliente deverá entrar em contato com a central de atendimento para realizar a abertura do processo de contestação em até 15 dias (corridos) a partir da data de recebimento (ou da data de liberação na loja física, se for escolhido essa modalidade de retirada no local). A partir da abertura do processo, será necessário enviar arquivos de foto e vídeo em alta resolução com o máximo de unidades possível (lado a lado) do produto, evidenciando as divergências encontradas para análise em até 7 dias corridos. O setor responsável retornará com o resultado em até 1 dia útil após envio das fotos e vídeos.
XXVI. O cliente deve permanecer com o material até a finalização da análise.
XXVII. Durante a análise a equipe de contestação poderá solicitar ao cliente o envio de novos arquivos, ou ainda a devolução do material para melhor identificação da avaria informada.
XXVIII. Após análise e deferimento, por parte do setor de Contestação, em caso de problemas relacionados à impressão por erro da Gráfica Online Focus, será efetuada a reprodução do(s) item(ns) com problema(s). Nessas ocasiões, não serão cobrados novos valores de frete, entretanto a previsão de entrega será recalculada devido à reprodução do material.